Em um momento de nossas orações para um grande evento em nossa região em 2003, foi dirigida a nós uma palavra de Deus para que o nosso ministério de música tivesse um santo de devoção. Após muita oração e pedidos a Deus e muito discernimento, veio a nós SÃO JOSÉ. Abaixo algumas informações sobre este santo.

 

 

SÃO JOSÉ

Data de comemoração: 19 de Março

Patrono universal da igreja, dos pais, dos carpinteiros e da justiça social

 

 

 

São José é um dos santos mais conhecidos no Cristianismo, tanto que inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a outros cristãos.

Último dos patriarcas, pai "adotivo" de Jesus Cristo, marido de Maria. José foi carpinteiro e viveu em Nazaré. Ele não era rico, tanto que, quando ele levou Jesus ao Templo para ser circuncidado, e Maria para ser purificada, ele ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24).

Apesar de seu humilde trabalho e suas condições, José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas ambos marcam sua descendência a partir de Davi, o maior rei de Israel (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38). Realmente, o anjo que primeiro conta a José sobre Jesus o saúda como "filho de Davi," um título real usado também para Jesus.

Sua fé em Deus, é comprovada em três episódios: primeiro quando recebeu, em sonho, o aviso de que Maria esperava um filho, e este seria o Messias, o Filho do Altíssimo, que se chamaria Jesus. Em outra ocasião, um anjo lhe avisou em sonho, sobre as intenções de Herodes, que pretendia matar o menino Jesus, e portanto José deveria fugir para o Egito, levando consigo sua família. Por último, é avisado da morte de Herodes e volta para a terra natal. Em todos os casos, José seguiu fielmente às recomendações de Deus, sem hesitação.

José não aparece na vida pública de Jesus, em sua morte, ou ressurreição, por isso muitos historiadores acreditam que ele provavelmente havia morrido antes que Jesus iniciasse seu sacerdócio, com idade aproximada de 60 anos.

A grande devoção dos cristãos para com São José, que o elevou a modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande Família de Deus que é a Igreja, está fundamentada nas Sagradas Escrituras e Tradição. Embora na Bíblia pouco se fale sobre José, o que nos é comunicado testemunha com clareza seu papel indispensável à Missão do Cristo, como homem justo, trabalhador, silencioso e com fé suficiente para ser digno de ser elo entre o Antigo e o Novo Testamento e conferir a Jesus a linhagem de Davi, como já estava profetizado quanto ao Messias.


 

ORAÇÃO À SÃO JOSÉ

 

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio. Pelo laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre nós, que somos a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos socorreis nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos, do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes a vida ameaçada do Menino Jesus, defendei agora a santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

VALEI-NOS SÃO JOSÉ

 

 

2001-2006  -  Ministério de Música Servi Domini